A contabilidade é conhecida, entre tantas outras coisas, como um processo que envolve a organização de documentos e dados fiscais, a emissão e envio de guias de impostos, notas fiscais e cuidados com o fluxo de caixa. No entanto, a contabilidade consultiva vai além das rotinas contábeis e financeiras de uma empresa e tem como objetivo propor estratégias para utilizar essas informações de forma a promover o crescimento do negócio.
A contabilidade consultiva é uma área da contabilidade em que o contador trabalha de maneira mais próxima do cliente, atuando de forma estratégica para auxiliar na tomada de decisão de maneira racional e planejada. O profissional de contabilidade passa a ser um aliado do empreendedor.
De que forma a contabilidade consultiva opera?
Antes de mais nada, para oferecer o serviço de contabilidade consultiva, é necessário estabelecer uma relação de confiança com o cliente, a fim de que a empresa entenda seus números e qualifique o planejamento e o crescimento.
É importante lembrar que a contabilidade consultiva é um serviço personalizado, oferecido a partir das necessidades e especificidades do negócio do cliente, por isso, é necessário procurar profissionais especializados na área de atuação da empresa.
Os consultores analisam os dados, registros e movimentações da empresa para oferecer as melhores soluções para o desenvolvimento do negócio. Para isso, eles devem entender e acompanhar o dia a dia empresarial, estabelecendo uma verdadeira parceria com o proprietário do negócio.
Juntos, os consultores e o cliente desenham planos de crescimento eficientes e sintonizados com a realidade, de forma objetiva e coerente com as possibilidades do momento.
Quais são as alternativas mais vantajosas em termos de consultoria contábil e quais seus benefícios?
A contabilidade consultiva é uma parceria estratégica que tem como objetivo promover o crescimento das empresas. Ao contratar um serviço de contabilidade consultiva, é importante escolher uma empresa que atenda às suas necessidades e ofereça serviços personalizados, como planejamento tributário, relatórios de desempenho e gestão financeira.
Além disso, a contabilidade consultiva traz vários benefícios, como a redução de custos, a otimização do tempo, a entrega de valor e a inovação. As entregas decorrentes da contabilidade consultiva são de muito valor para a empresa, pois são subsídios para as melhores tomadas de decisão.
Por fim, a contabilidade consultiva é uma maneira de fidelizar clientes, uma vez que oferece serviços que fazem a diferença para a saúde financeira do negócio, resultando em satisfação pelo trabalho realizado tanto para os profissionais de contabilidade quanto para os empreendedores.